Alivie sua carga mental consumindo melhor e menos

Satisfazer-se com pouco para focar no essencial: aqui está um dos grandes princípios do estilo de vida minimalista . Ainda é necessário conseguir resistir aos seus impulsos de comprar. Quem nunca foi tentado por um anúncio de lançamento de uma marca famosa? 

Somos constantemente chamados. Isso aumenta consideravelmente nossa carga mental. A tentação está em toda parte e nem sempre é fácil fazer com que as crianças entendam a diferença entre um desejo e uma necessidade. Às vezes, nós mesmos encontramos dificuldades em distinguir entre essas duas noções.

Optar pelo consumo minimalista significa comprar menos e melhor. É também aprender a recusar coisas inúteis para aliviar sua carga mental. 

Eu realmente preciso daquelas novas velas ou daquele enésimo par de sapatos? Vou usar este novo jogo de café? Meus filhos precisam desta bola de futebol quando já têm quatro na garagem?

Estar em uma dinâmica de compra o tempo todo é cansativo e caro. Isso gera insatisfação, descontentamento e ansiedade . 

Na verdade, você tem que fazer a lista de compras, ir às lojas e passar horas lá, ir para casa, guardar tudo, etc. Isso resume perfeitamente a carga mental da família . 

Não seria melhor fazer algo que agregasse valor ao nosso dia? Praticar esportes, passear na floresta com a família, finalmente ler este romance que espera há semanas em nossa mesa de cabeceira, etc.

Ao pensar constantemente no que queremos comprar e quanto tempo leva, nos desgastamos. 

Compreendendo que não teremos condições de comprar o último smartphone da moda, nos sentimos frustrados e às vezes até em situação de fracasso social.

Quando não é o bancário que nos liga para avisar que chegamos ao cheque especial ou que o pagamento foi recusado – o que tende a aumentar nosso estresse diário  e também nossa carga mental.

Mas então, como se livrar da carga mental ? 

Ao adotar um estilo de vida voltado para o minimalismo, privilegiamos as experiências em detrimento da compra de bens materiais. 

Controlamos o nosso consumo e dizemos não ao consumo excessivo. Voltamos ao básico, simplificamos nossas vidas e nos sentimos mais livres. Escolhemos tomar a nossa vida na mão e viver na partilha. Viva o minimalismo  !